Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Adjunto de Comando
Início do conteúdo da página


Adjunto de Comando do 1º B Com

St Makewitz

 

SUBTENENTE DE COMUNICAÇÕES JEAN LOUIS MAKEWITZ

 

Ao ser nomeado para o cargo de Adjunto de Comando do 1º Batalhão de Comunicações, “Batalhão General Mário da Silva Miranda”, o Subtenente de Comunicações JEAN LOUIS MAKEWITZ desempenhava a função de sargento Brigada do 1º Batalhão de Comunicações.

O Subtenente MAKEWITZ foi promovido à graduação atual em 1º de junho de 2024.

Nascido na cidade de Santo Ângelo, estado do Rio Grande do Sul, em 16 de agosto de 1979, é filho do senhor Sidney Carlos Makewitz e da senhora Rosângela da Silva Makewitz.

Incorporou às fileiras do Exército em 26 de janeiro de 1998, no Núcleo de Formação de Oficiais da Reserva do 1º Batalhão de Comunicações Divisionário. Em 29 de janeiro de 2001 foi matriculado no Curso de Formação de Sargentos na Escola de Sargentos das Armas (ESA), em Três Corações-MG, como aluno do Curso de Formação de Sargentos e foi promovido à graduação de 3º Sargento de carreira da Arma de Comunicações, em 23 de novembro de 2001.

Além dos Cursos de Formação realizados na Escola de Sargentos das Armas (ESA) e de Aperfeiçoamento realizado na Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA), em 2011, realizou o Estágio de Vida e Adaptação na Selva, em 2002, Curso de Operações na Selva no ano de 2003 e o Curso de Adjunto de Comando em 2022.

Possui também a graduação em Licenciatura em História pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no ano de 2009, Pós-Graduação em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), no ano de 2013, Graduação em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-Santo Ângelo), no ano de 2022 e Pós-Graduação em Direito de Família e Sucessões pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), concluída em 2024.

Durante a sua carreira militar, serviu em Organizações Militares de Selva, no 17º Batalhão de Infantaria de Selva e 16º Pelotão de Comunicações de Selva, ambos localizados na cidade de Tefé-AM.

Ao longo da sua vida militar foi agraciado com as seguintes condecorações nacionais:

- Medalha Militar de Prata

- Medalha Corpo de Tropa de Ouro

- Medalha do Serviço Amazônico de Bronze

-  Medalha Sargento Max Wolf Filho.

É casado com a senhora Raiziane e possui três filhos, Giovanni, Guilherme e Miguel.

 

"Não é a carga que o derruba, mas a maneira como você a carrega". (Lou Holtz)


adjCmdo.jpgCRIAÇÃO DO CARGO DE ADJUNTO DE COMANDO

A criação do cargo de Adjunto de Comando tem, entre outros, o objetivo de distinguir o subtenente ou o primeiro sargento que apresente destacada liderança, reconhecida competência profissional e ilibada conduta pessoal, valorizando assim a carreira do graduado.

O Adjunto de Comando terá como atribuições: ser divulgador da Ética e dos Valores Militares, ser fortalecedor dos padrões do Comportamento Militar, ser o facilitador da comunicação entre o Comando e as praças, ser divulgador da missão e da visão da Unidade e dos conceitos do Comando, assessorar o Comando em assuntos disciplinares, de instrução, do bem-estar, incluindo o da Família Militar, e em outros que envolvam as praças.

Para o bom cumprimento da importante missão de assessorar o Comando em situações relacionadas às praças e em outras concernentes à rotina da Unidade, o Adjunto de Comando utilizará a experiência, o conhecimento, a motivação e a liderança adquiridos ao longo da vida militar e os transmitirá a seus pares e subordinados. Para tanto, deverá se comunicar com clareza e, principalmente, com a sabedoria de bem ouvir. Será integrante do Estado-Maior Especial e fundamental no estabelecimento de um clima organizacional positivo, promovendo o desenvolvimento da camaradagem, do espírito de corpo e da coesão, encorajando a iniciativa e a participação, tendo sempre como foco o aprimoramento do subordinado como pessoa e como militar.

Dessa forma, o cargo de Adjunto de Comando não representará uma mera distinção e sim uma missão dentro do processo de transformação do Exército Brasileiro.

Esta missão emprestará a seus detentores enorme carga de responsabilidade, que exigirá alto grau de profissionalismo e conhecimento da profissão militar. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página