CURUMIM
O Pelotão Esperança, carinhosamente chamado de Pelotão Curumim, é fruto de uma parceria entre o 1º Batalhão de Comunicações e a Prefeitura Municipal de Santo Ângelo, onde conta com o apoio de 04 militares do 1º B Com como monitores e 03 como professores de música, 02 professores de reforço escolar cedido pela Prefeitura, 05 professores voluntários da cidade e 02 estagiários de psicologia da URI, foi criado em 1994 e destina-se a propiciar a adolescentes dessasistidos acompanhamento médico-odontológico, reforço escolar, psicológico, religião, música, inglês, espanhol e educação física, por meio de atividades desportivas e ainda café da manhã e almoço.
Atualmente, o Pelotão conta com 30 (trinta) adolescentes, na faixa etária de 10 a 15 anos, selecionados pelo Conselho Tutelar do Município de Santo Ângelo.
O Projeto tem um forte cunho social, amparando e dando condições aos menores para que exercitem o civismo e adquiram melhores condições que favoreçam o processo de construção da cidadania.
O conjunto de atividades do Pelotão Curumim tem como maior objetivo promover socialmente os adolescentes, oferecendo-lhes subsídios para que mudem suas atitudes em relação ao meio em que vivem, proporcionando-lhes uma oportunidade ímpar de melhorarem as suas condições gerais de vida.
Há 29 anos aprimorando-se e propiciando aos adolescentes da comunidade santoangelense, permanente acompanhamento médico, odontológico, psicológico, reforço escolar, religião, música, informática, português, inglês, espanhol e atividades físicas, bem como, diariamente, café da manhã e almoço.
O Pelotão Curumim, é fruto de uma parceria entre o 1º Batalhão de Comunicações e a Prefeitura Municipal de Santo Ângelo desde o ano de 1994.
Uma excelente equipe, atualmente composta de 4 militares do 1º B Com, 2 professores de reforço escolar cedidos pela Prefeitura e professores voluntários da cidade, os quais ministram aulas de música, inglês, espanhol, português, informática, pintura e educação física, realizam um brilhante trabalho sócio-educativo, por onde já passaram mais de 2500 adolescentes, durante esses 29 anos de existência do projeto.
Atualmente, o Pelotão conta com 30 (cinquenta) adolescentes, na faixa etária de 10 a 15 anos, oriundos de todos os bairros do Município.
O Projeto tem um forte cunho social, amparando e dando condições aos menores para que exercitem o civismo e adquiram melhores condições que favoreçam o processo de construção da cidadania.
O conjunto de atividades do Pelotão Curumim tem como maior objetivo promover socialmente os adolescentes, oferecendo-lhes subsídios para que construam uma perspectiva de um futuro próspero e promissor.
Proporcionando-lhes uma oportunidade ímpar de melhorarem as suas condições gerais de vida, através do exemplo, da educação, do esporte e do culto a valores indispensáveis ao bom cidadão.
O apoio inestimável na condução e coordenação didático-pedagógica dos integrantes do projeto, juntamente com a dedicação individual de cada curumim são os fatores para o sucesso do projeto há 29 anos.
AMIGOS DO PELOTÃO CURUMIM
A Associação dos Amigos do Pelotão Curumim de Santo Ângelo ou, abreviadamente, AAPC de Santo Ângelo, fundada em Assembleia realizada em 17 de dezembro de 2012, nesta cidade tem como sede as instalações do Pelotão Curumim, cedidas sem custos pelo 1º B Com, e foro no município de Santo Ângelo, Estado do Rio Grande do Sul.
É uma associação civil, filantrópica, de caráter assistencial, apoiativo e outros, sem fins lucrativos, com duração indeterminada.
Tem por MISSÃO melhorar, complementar, desenvolver e/ou aprimorar a área afetiva, cognitiva e psicomotora de adolescentes do sexo masculino, com idade de 10 a 15 anos, indicados e selecionados pelo Juizado da Infância e Juventude de Santo Ângelo, Conselho Tutelar de Santo Ângelo e pela Coordenação do Pelotão Curumim do 1º B Com.
São os seguintes os fins da AAPC, na sua área de jurisdição:
- promover a melhoria da qualidade de vida dos adolescentes atendidos pelo Pelotão Curumim, buscando assegurar-lhes o pleno exercício da cidadania;
- exigir de seus associados o permanente exercício de conduta ética, de forma a preservar e aumentar o conceito da AAPC; e
- estimular, apoiar e defender o desenvolvimento permanente dos serviços prestados pela AAPC.
Para consecução de seus fins, a AAPC se propõe a:
- promover campanhas financeiras de âmbito municipal e colaborar na organização de campanhas nacionais, estaduais e regionais, com o objetivo de arrecadar fundos destinados ao financiamento das ações desenvolvidas pelo Pelotão Curumim, bem como a realização das finalidades da AAPC;
- incentivar a participação da comunidade e instituições públicas e privadas nas ações e programas voltados ao atendimento dos adolescentes do Pelotão Curumim;
- promover parcerias com os diversos setores de atividades, oportunizando a habilitação e a preparação dos adolescentes do Pelotão Curumim para o ingresso no mercado de trabalho;
- solicitar e receber recursos de órgãos públicos ou privados e as contribuições de pessoas físicas; e
- aplicar todos os recursos (financeiros, humanos, materiais e tecnológicos), com eficiência, transparência e ética em prol dos objetivos da AAPC.
DIRETORIA EXECUTIVA
PRESIDENTE GRASIELA GIOVANELA AUTHAUS |
VICE-PRESIDENTE JANETE ROSÂNGELA ROYER |
SECRETÁRIA MARTA TIEFENSEE |
2ª SECRETÁRIA LUCIANA PEREIRA RIBEIRO |
DIRETOR FINANCEIRO MARINA BARCELOS OURIQUE |
2° DIRETOR FINANCEIRO ROSELAINE DE FÁTIMA FRANZIN |
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
TÂNIA NOEMI DOS SANTOS CÔRTES |
GRACIELI DALL OSTRO PERSICH |
ADRIANA ROCKENBACH |
IVANI BEATRIZ MULLER |
CONSELHO FISCAL
VILMA GARCIA DOBERSTEIN |
TÂNIA DE FÁTIMA LOVATO NUNES |
ZULEICA KALICE DA SILVA |