1º Batalhão de Comunicações em Apoio à Operação Ibicuí
Desde o dia 9 de outubro, o 1º Batalhão de Comunicações (1º B Com), detentor da maior Sistema Tático de Comunicações da América Latina (SISTAC), encontra-se no terreno instalando, explorando e mantendo a infraestrutura de comando e controle em apoio à 3ª Divisão de Exército (3ª DE) na Operação Ibicuí.
Foto: Sgt Martins - 1º B Com / SISTAC
Foto: Sgt Martins - 1º B Com / SISTAC
Nesta Operação, o 1º B Com planeja e opera, em coordenação com as Companhias de Comunicações das Grandes Unidades, o SISTAC em apoio ao Grande Comando enquadrante, desdobrando na região do Campo de Instrução de Saicã seus diversos meios de consciência situacional.
Foto: Sgt Martins - 1º B Com / Área do Posto de Comando
Foto: Sgt Martins - 1º B Com / Operador do SISTAC
Destaca-se nesse aspecto, a abrangência proporcionada pelo SISTAC, mais de 5.000 km² de área, fornecendo correios eletrônicos e o sistema C² em Combate para toda a malha nodal. Além disso, o 1º B Com está mobiliando os meios de Tecnologia da Informação (TI) no Posto de Comando da 3ª DE e as Estações de Controle das Redes Rádio da operação.
Foto: Sgt Martins - 1º B Com / SISTAC desdobrado no terreno
Foto: S Ten Marcos Antônio / Posto Rádio
A Operação Ibicuí vai até 21 de outubro, com efetivo de aproximadamente 4.000 homens operando nos seus diversos níveis e cerca de 1000 viaturas no terreno, sob o Comando Operacional da 3ª DE.
Foto: Sgt Martins - 1º B Com / Montagem da cabine do SISTAC